Tira a minha alma do cárcere


Tira a minha alma do cárcere
Isaías 61:1; Salmo 142:7.
Hoje existem duas vertentes muito fortes que tem norteado a vida das pessoas, e consequentemente tema dos púlpitos. Um deles é sobre a alma, fracassos, desistências, dor profunda, continuando nessa linha uma série de temas que chamam a atenção das pessoas que querem ter sua alma liberta dos cárceres emocionais. O outro é superação, romper seus próprios limites, pois uma vez vencida as limitações postas pela alma ferida, começa uma busca por ser melhor do que já sou. É uma identificação daquilo que é medíocre para ser transformado em excelente, mas essas duas vertentes andam juntas, pois o tamanho da queda para o bem sucedido em alguma coisa, pode traumatizá-lo a ponto de paralisá-lo. Por isso precisamos buscar uma mente e espírito sãos.
O homem vive e se move em duas realidades ao mesmo tempo, duas dimensões: ³Mundo espiritual², ³mundo físico². Libertação aos cativos se refere ao espiritual, porém por em liberdade os algemados se refere ao físico, a mente. O texto mostra a missão de Jesus, que tem as boas novas não apenas como proclamação, mas como o médico que tem a cura. Ele levou a nação ao jubileu.
O salmo de Davi nos mostra que melhor é ser liberto na alma para depois ser liberto da caverna do que sair da caverna e continuar limitado na alma.
. Proclamar libertação aos cativos (espiritual) ¬ O Senhor me ungiu:
Veja os dois níveis de libertação.
§ Para levar boas novas aos pobres.
§ Para cuidar dos que estão com o coração quebrantado.
§ Proclamar libertação aos cativos - A obra de Jesus na cruz que nos
libertou. Cativeiro tem a ver com exílio. EXÍLIO.
§ Liberdade aos algemados - Uma busca constante que envolve a libertação da
alma. Algema tem a ver com prisão. PRISÃO.
Toda unção tem um propósito. A unção gera boas novas, o ano das boas novas é o ano da unção dobrada.
Jubileu - esse texto está ligado ao ano do Jubileu, onde além deles descansarem e deixarem a terra descansar, todos eram devolvidos em suas famílias e suas terras, é como se a terra fosse arrendada e não vendida, pois o entendimento é que toda terra pertence ao Senhor que nos permite usá-las, mas no jubileu devolver para as famílias. Levítico 25:10.
Ezequiel 46:17 - Onde os escravos eram libertos no ano do Jubileu, por isso o texto fala de libertação do cativeiro.
. CATIVEIRO DA BABILÔNIA - Assim Israel começou a voltar para Jerusalém sob a liderança de três homens. De qual caravana você faz parte? Pois mesmo depois que o decreto foi assinado, muitos não voltaram para casa.
A companhia A, saiu primeiro com Zorobabel.
A companhia B, cerca de 80 anos mais tarde deixou a Babilônia tendo como
comandante em chefe: Esdras, sendo que a essa altura Ciro já tinha morrido e
a Média e Persa estava sendo comandada por Artaxerxes.
A companhia C, 13 anos depois, liderada por Neemias volta a cidade destruída.
. ³Por em liberdade os algemados²- Libertação das trevas (Mente, alma, emoções). Cativeiros da alma, são fragmentos da alma que se tornam prisões espirituais ¬ Jesus levou cativo o cativeiro Efésios 4:8-10.
Prisões da alma não tem nada a ver com salvação. Uma pessoa que se encontra nessa Prisão não quer estar nela, mas também não consegue sair sozinho. Situações que podem levar a pessoa a prisões da alma - Separações sentimentais, injustiças, morte de pessoas queridas, perdas de emprego, grandes prejuízos, traições. Qualquer circunstancias externas que gerem emoções negativas ou boas, podem causar fragmentações da alma e aprisionar a alma naquela área.
O diabo sabe muito bem que um trauma faz uma ruptura na alma. Através dessa ferida ele monta um desenho, ou um mapa para controlar a vida da pessoa.
O sofrimento de Jesus lhe deu autoridade para abrir prisões. 1ª Pedro 3:19. Jesus foi às partes mais baixas do abismo, onde tomou a chave e o poder da morte, subiu levando o cativeiro.
Lembre-se de Paulo e Silas em Atos 16, onde foram presos injustamente, mas diz a palavra que por volta da meia noite, eles louvavam a Deus, e seus companheiros de prisão ouviram o que eles falavam, e os alicerces da prisão foram abalados e as prisões foram abertas, sendo que aquilo que você diz pode abrir prisão ou fechar prisões.
Cada líder precisa estar liberado de suas próprias prisões. Os espíritos territoriais não respeitam aqueles que têm a alma presa. Quando Jesus tira uma pessoa do cativeiro, seu entendimento é liberado da cegueira espiritual.
Salmo 9:15-16 ¬ Os cativeiros que prendem a nossa alma, são construídos por nós mesmos.
. Cativeiro: Libertação espiritual - Quando um exército vencia uma batalha, ao matar com espada todos do sexo masculino, eles levavam as crianças, e mulheres cativas, como aconteceu em Ziclague. Na maioria das vezes que se refere a cativeiro no Antigo Testamento é um exército inimigo levando os perdedores para seus países, as pessoas tinham que deixar sua casa, sua terra e agora habitar em um país estranho.
. Prisões ¬ Libertação da alma - Ficar atado, estar preso, ligar, amarrar. Uma coisa comum era ter prisões nas casas de oficiais da corte, ficava embaixo da casa. Como os calabouços construídos nas casas, assim muitas pessoas estão com sua alma no cárcere e não conseguem se libertar.
Tipos de prisões da época. Diferencie um prisioneiro de um exilado. Exilado ¬ Cativeiro; prisioneiro:
o Casas particulares.
o Calabouços subterrâneos.
o A corte da guarda.
o Quartos das sentinelas que guardavam o palácio.
o Casa do rei.
o Uma cisterna.

. Que tipo de calabouço sua alma está presa?
A pessoa de Jesus e os princípios de Jesus. A pessoa de Jesus lhe garante vida eterna, os princípios de Jesus lhe garantem vida abundante.

Comentários