Internet é a maior 'máquina de espionagem' já inventada, diz fundador do Wikileaks


Em apresentação aos alunos da universidade de Cambridge, no Reino Unido, Julian Assange, fundador do Wikileaks, alertou que a internet “foi a maior máquina de espionagem que já foi inventada”. Durante o discurso, realizado nesta terça-feira (15), Assange também comentou que a rede pode ser um obstáculo para a liberdade de expressão. As informações são da agência AFP.

“Havia uma revolta no Cairo há três ou quatro anos. Foi muito pequena, porém, o Facebook foi utilizado para procurar os principais participantes. Eles apanharam, foram interrogados e depois encarcerados”, disse Assange.O fundador do Wikileaks criticou redes sociais populares como o Facebook. Segundo ele – que já foi hacker – esses tipos de site dão mais ferramentas para que os governos consigam tomar conta da vida das pessoas. Para exemplificar, comentou um fato no Egito.

“Enquanto a internet nos ajuda a verificar o que alguns governos fazem, ela também pode se transformar em uma grande rede de espionagem como o mundo jamais viu.” De acordo com ele, o desenvolvimento tecnológico também tem sido utilizado para servir regimes tirânicos.
“Não é a tecnologia que favorece a liberdade de expressão ou os direitos humanos”, ressaltou. “Ao contrário, a tecnologia pode ser usada para estabelecer um governo espião totalitarista, da forma como jamais vimos.”
Apesar disso, o fundador do Wikileaks acredita que o vazamento de informações feito pelo site ajudou, de alguma forma, a desencadear a onda de protestos em países árabes. Segundo ele, a liberação de documentos confidenciais dos Estados Unidos contribuiu para mudar a “dinâmica” da situação política na Tunísia – país que, após uma série de protestos, conseguiu derrubar o governo estabelecido.
FONTE :uol.com.br 

Comentários