Cinzas de vulcão afetam saída de voos de aeroportos no Brasi

FONTE R7

No Rio, ao menos dois voos para Buenos Aires foram cancelados.
São Paulo teve partida para Montevidéu cancelada.


A Infraero informou em boletim divulgado às 7h desta terça-feira (14) que 30 voos foram cancelados nos aeroportos brasileiros. No horário, Salvador, com seis partidas, tinha o maior número de voos cancelados.  Em São Paulo e no Rio de Janeiro, partidas com destino a Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, sofreram influência das cinzas do vulcão chileno Puyehue. No Rio, dois voos da Aerolíneas para Buenos Aires previstos para sair nesta manhã foram cancelados.
Em São Paulo, no aeroporto de Cumbica, uma partida da companhia Pluna para Montevidéu, no Uruguai, prevista para sair nesta madrugada foi cancelada.
Na noite de segunda-feira, a TAM informou que as operações nos aeroportos de Buenos Aires (Argentina) e de Montevidéu (Uruguai) estavam suspensas e os voos que decolariam desses países nesta manhã de terça-feira (14) haviam sido cancelados.

Segundo relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) a nuvem de cinza vulcânica havia chegado no final da tarde de  terça a Bagé, Pelotas e parte da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. A FAB confirmou nesta manhã de quarta que, "caso as condições atmosféricas não se modifiquem, a nuvem não deve avançar mais sobre o espaço aéreo brasileiro, com tendência a se dispersar."

Vulcão cancela voos
As companhias aéreas Aerolíneas Argentinas, Lan e Austral tiveram que cancelar a retomada de seus voos com origem e destino a Buenos Aires devido às cinzas do vulcão chileno Puyehue. A nuvem, resultado da erupção do vulcão há nove dias, ainda atrapalha a navegação aérea na região da Grande Buenos Aires.

A previsão é que os aeroportos de Ezeiza (periferia sul) e Aeroparque da Cidade de Buenos Aires, na capital argentina, permaneçam fechados até esta terça-feira (14). Mais cedo, a Associação Nacional de Aviação Civil (Anac) argentina chegou a reprogramar para a noite desta segunda-feira (13), às 21h, os voos que tinham sido cancelados .
Os voos comerciais nos aeroportos Jorge Newbery e Ezeiza (internacional) tinham sido suspensos na noite de domingo pela terceira vez em uma semana devido à nuvem de cinzas procedente do vulcão chileno Puyehue.

Comentários