Derrubando definitivamente nossos Gigantes

I Samuel 17: 41 a 51
É fato que todos os dias enfrentamos esses gigantes, cada vez mais treinados, cada vez mais fortes e nos dando cada vez menos a oportunidade de vencê-los. Nossos gigantes vêm com cara de desemprego, relacionamentos maus resolvidos, uma oportunidade perdida em um vestibular, brigas no casamento, vícios e pecados que insistem em bater em nossa porta; o apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos capitulo 7 versículo 19 diz “Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que eu não quero, esse eu faço”entre outros muitos gigantes que enfrentamos, ninguém sabe ao certo com qual cara virá nosso gigante, mas o que todos sabemos é que eles sempre aparecem, e as vezes nos momentos mais felizes da nossa vida, estragando nossa festa, tirando nossa paz e o nosso sono.
Nós conhecemos a voz de nossos gigantes, mas será que ela é tudo o que temos ouvido? Davi viu e ouviu mas ao invés de olhar a situação com os olhos da maioria Davi coloca em pauta um assunto importante: Ninguém havia lembrado de Deus, no capitulo 17 versículo 26 Davi lembra que é filho de Deus e quem o afronta, afronta seu Deus. No livro de Genesis 12:3 Deus fala a Abrão, “Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem.” Você tem noção do beneficio e da imensa responsabilidade que temos de sermos feitos filhos de Deus (João 1:12). Às vezes agimos exatamente como os soldados e todo o povo de Israel diante de Golias, por causa do nosso pecado, ou das nossas debilidades pensamos que Deus simplesmente nos abandonou, e isso é normal, mas assim como Davi quero ser um mensageiro do Rei na sua vida e lembrar-te que não importa o que aconteça, Deus nunca te abandonará, nem mesmo quando você falhar, Ele estabeleceu um pacto eterno contigo que não pode ser quebrado ( Romanos 8:35) “Quem nos separará do amor de Cristo…”
O povo se concentrou na força de Golias, Davi se concentrou na força de Deus e isso fez dele um campeão. Ninguém mais fala sobre Deus, Davi não fala em outra coisa que não seja Deus.
CONCENTRE-SE NO GIGANTE E VOCE TROPEÇARÁ, CONCENTRE-SE EM DEUS E SEUS GIGANTES TROPEÇARÃO.
Há quanto tempo seu Golias te persegue? Os familiares de Golias era inimigos antigos dos israelitas, Josué os expulsou da terra prometida trezentos anos antes desse evento. Provavelmente os soldados de Saul quando viram Golias murmuraram: “De novo não. Meu pai lutou contra o pai dele, meu avô lutou contra o avô dele”. Talvez você já tenha resmungado coisa semelhante “estou ficando viciado em trabalho como o meu pai”, “o divorcio persegue toda minha arvore genealógica, será que isso nunca vai parar?”. Então você vê Golias o valentão ele perseguiu seus antepassados e agora surge diante de você, ele esta a sua espera de manhã e vem sempre atormentá-lo à noite.
São nesses momentos que achamos que Deus simplesmente nos abandonou. Então Deus envia Davi pra avisar que nem tudo esta perdido. Deus envia Jesus para derrubar o gigante do descaso, humilhação, morte física e espiritual, e principalmente o pecado que nos afastava de Deus, para dizer que nem tudo está perdido. Existem algumas verdades que eu não me canso de dizer, e que satanás se perturba ao ouvir, que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, que o véus foi rasgado e temos acesso a Deus, que somos mais do que vencedores por aquele que nos amou; e essas verdades nos desafiam a crer que por maior que seja Golias, não pode alcançar a grandeza do nosso Deus.
Davi não era bobo, ele vê o gigante, mas como um especialista em Deus ele vê a Deus com muito mais nitidez. Ele vê os exércitos de anjos ao redor dele lhe dando cobertura e as mão de Deus postas sobre ele, por isso foi correndo em direção ao filisteu.
O que você vê? Lembre-se que o que vemos em relação aos problemas da vida determina nosso futuro, se enxergarmos mais o problema então ele se tornara insuperável, porem se enxergarmos nosso problema como uma oportunidade para Deus, então não haverá problemas que não superaremos e venceremos pelo poder de Cristo em nós. Faça Deus aumentar e o Golias diminuir, não dê demasiada importância ao gigante, e nem uma mínima importância ao seu Deus.
Agora, alguém assim como eu deve se perguntar: – O que será que Deus viu em Davi? Com o mesmo olhar que perturbou Golias, cobiçou Bet-Seba, desafiou os escarnecedores de Deus no vale, mas se juntou a eles no deserto, em um dia era um escoteiro condecorado, e no outro se juntava com mafiosos. Nos bons momentos de Davi ninguém foi melhor, nos seus piores momentos ninguém foi pior. O coração que Deus amava era um coração cheio de altos e baixos.
É interessante ver que quando se trata de aconselhar outros somos os mestres da fé, quando esses gigantes nos atormentam.
“Você esta 4 vezes mais propenso a descrever a força de Deus do que a descrever as exigências de seu dia? Sua lista de bênçãos é 4 vezes mais longa do que sua lista de reclamação? Você pensa 4 vezes mais na graça de Deus no que na sua culpa?” Max Lucado.
Sempre que enfrentarmos nossos gigantes com nossas espadas e nossa valentia teremos menos chances de vencer, mas quando confiamos na força e no controle de Deus temos chances nulas de perder.
Em II Coríntios 10:4 diz “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para a destruição de fortalezas” Muitas vezes são fortalezas que nós mesmos criamos, tais como: religiosidade, desânimo, comodismo, pecados, entre outras fortalezas criando um muro que nos impede de enxergar a gloria de Deus nos separam Dele, e nos tornam insensíveis a presença de Deus.
Davi chamou a atenção de Deus não por sua habilidade, nem por sua velocidade, nem por seus grandes feitos, mas sim por que constantemente buscava derrubar essas fortalezas através do arrependimento e quebrantamento, e da confiança.
Experimente a partir de hoje uma tática diferente, faça seu gigante correr ao se deparar com uma alma cheia de Deus. Temos que encarar nossos gigantes porem não precisamos enfrentar-los sozinhos, Deus esta conosco.
Veja que Davi não tem tantos sinais estrondosos em sua vida, o Mar vermelho não se abriu diante dele, e nem subiu em um redemoinho rodeado por uma carruagem de fogo, não houve Lázaros ressuscitando, porem Davi era um milagre ambulante.
Erga os olhos, matador de gigantes, o Deus que fez de Davi um milagre esta pronto para fazer o mesmo com você.

Comentários

  1. Concentrar-se na força de Deus faz a diferença quando temos uma luta pela frente.
    Maravilhoso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA.