Caráter tratado, Frutos manifestos

Caráter é a soma total de influências positivas ou negativas, apreendidas na vida de uma pessoa. É como uma marca impressa que distingue o indivíduo, e é formado pela aprendizagem. O caráter, no grego, significa imagem (Hb 1:3). O que o homem tem edificado com seus dons e talentos logo será destruído, se for edificado com base num mau caráter. O caráter se manifesta através de valores, motivações, atitudes, sentimentos, ações.

Todos precisamos ser tratados no caráter para que nossos frutos sejam vistos pelos novos convertidos. Como devemos ser tratados? Existem várias formas que Deus usa para isto: tratamento pelo fogo, pela lavagem, pelo perdão, pelas humilhações. Nossas atitudes diante do tratamento determinarão se obtivemos êxito, pois é a disposição para a mudança que gera frutos.

Podemos fazer uma comparação das características de Cristo e da Serpente, para perceber quais as atitudes que impedem a consolidação.
 
Cristo
Serpente
Acessível
Arrogante
Alegre
Oprimido
Auto-domínio
Descontrolado
Calmo
Violento
Cavalheiro
Grosseiro
Constante
Inconstante
Decoroso
Indecente
Diligente
Vadio
Ensinável
Jactancioso
Esforçado
Comodista
Firme
Frouxo
Humilde
Orgulhoso
Íntegro
Hipócrita
Justo
Injusto
Manso
Explosivo
Moderado
Exaltado
Paciente
Impaciente
Perdoador
Irreconciliável
Pontual
Relaxado
Puro
Impuro
Quebrantado
Altivo
Reto
Parcial
Sábio
Insensato
Santo
Oportunista
Servo
Envaidecido
Sincero
Fingido
Sofredor
Apressado
Submisso
Rebelde
Tolerante
Intolerante
Trabalhador
Preguiçoso
Transparente
Dissimulado
Verdadeiro
Falso
 
Nossos frutos são manifestos e são mais cedo ou mais tarde reconhecidos por aqueles que nos cercam. Um bom testemunho de vida é fator fundamental para consolidar aqueles que cansados de um mundo errado, buscam um referencial de integridade e equilíbrio entre o povo de Deus.
 

Comentários