segunda-feira, 18 de julho de 2011

SAÚDE DA MULHER



Mais de 60% das brasileiras apresentam sintomas de estresse
  67% das brasileiras estão estressadas. Esta afirmação pode ser encontrada em uma pesquisa feita em 21 países  pela consultoria Nielsen. A advogada Renata Leão, por exemplo, reconhece que faz parte desse percentual. Além de trabalhar fora e cuidar do filho pequeno, ela administra a casa e ainda acompanha o marido em eventos sociais: 
    "Essa correria para conseguir fazer tudo, para levar menino, para estar bonita, para jantar com o marido, para resolver a moça que faltou, enfim, é bem pesado, é bem pesado..."
     Para o ginecologista do Hospital do Andaraí, no Rio de Janeiro, Luís Santana, o desabafo de Renata faz sentido. Segundo ele, um dos principais fatores que contribuem para aumentar, cada vez mais, os níveis de estresse é a nova realidade que o mundo moderno impõe para a mulher:
   "Hoje as mulheres estão cumprindo várias funções. Elas estão entrando pesado no mercado de trabalho junto com os homens. Por essa questão, acaba que elas têm que cumprir atividades domésticas, atividade profissional e familiar. Isso gera uma carga de estresse maior."
    Mas nem só o acúmulo de responsabilidades faz com que a mulher fique estressada. Durante a menopausa, por exemplo, apesar de a rotina profissional estar bem mais leve, as mulheres maduras enfrentam mudanças bruscas na vida que também contribuem para situações de crise. É o que explica a Coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela:
    "Ela se dedicou muito a maternidade e nesse momento que os filhos saem ela se vê numa enrascada e se vê num momento também de crise com o casamento, com o parceiro. É o momento de reconstruir tudo isso."
    A Coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, explicou também que existem várias formas de prevenir e amenizar o estresse, como praticar atividades físicas prazerosas, manter uma alimentação saudável e reservar momentos para o lazer. Assim, as cobranças diárias poderão ser realizadas sem atrapalhar a serenidade e a felicidade da mulher.
Fonte: Agência do Rádio

Um comentário:

  1. Muito interessante : nos homens devemos cooperar para que esse estresse seja menor
    afinal elas são 50% do que cada um de nos somos sem elas valemos apenas 50%

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA.