Brasília, 19 de novembro de 2009 – O Departamento de Estado dos EUA distribuiu hoje a seguinte declaração:
O governo dos Estados Unidos e o povo americano congratulam o povo brasileiro pela comemoração, no dia 20 de novembro, do Dia da Consciência Negra, também conhecido como Dia de Zumbi dos Palmares. A vida de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e sua luta sem trégua contra a escravidão constituem um símbolo eterno de liberdade e justiça.
Hoje, tanto o Brasil quanto os Estados Unidos reconhecem as importantes contribuições de afro-descendentes em nossas sociedades e o imperativo de combater a discriminação, que impactou de modo negativo os dois países.
No mês passado, nossos governos, em parceria com a sociedade civil e nossos setores privados, reuniram-se pela primeira vez em Salvador da Bahia no histórico Plano de Ação Brasil-EUA para Promoção da Igualdade Étnica e Racial.
Celebramos juntos a diversidade de nossa herança e estamos desenvolvendo e compartilhando melhores práticas para garantir oportunidades iguais para afro-descendentes e, na verdade, para todos os cidadãos de nossas nações. Neste importante dia, felicitamos o povo do Brasil e esperamos uma longa e frutífera parceria, pois, juntos, proporcionamos liderança e exemplos de democracia, diversidade e justiça social para o nosso continente e para o mundo.

Comentários