Suco de uva previne doenças e aumenta a expectativa de vida

Quem não gosta ou não pode tomar vinho, como fica? Fica muito bem, porque o suco de uva também é poderoso. Estimula a digestão, previne doenças, aumenta a expectativa de vida e também é ótimo para o coração. É o que estão aprendendo alunos de escolas públicas e particulares de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Na visita à Embrapa, eles se informam sobre a plantação e as pesquisas.
Chega o momento mais gostoso, mais esperado da visita, porque as crianças vão degustar três tipos diferentes de suco de uva: o suco natural (feito da fruta mesmo, o integral), o refresco (que é o pó misturado à água) e o néctar (que é polpa de fruta, polpa de uva, mas que leva também água e açúcar.
Infelizmente, a maioria das crianças prefere os sucos mais doces e mais artificiais. “Eles têm que começar a habituar o paladar para começar a consumir um produto que seja mais saudável, mas que ele tenha um pouquinho mais acidez, mais estruturado e mais carregado. A pior opção é o suco de pozinho, o que menos tem compostos nutritivos para o nosso organismo”, explica o enólogo Raul Ben.
Lara Romagna, de 10 anos, sempre toma suco de uva natural no almoço e diz que adora. Gabriel da Silva, de 9 anos, que leva o maior jeito pra enólogo, também. “Meu costume em casa é tomar o integral, porque a minha mãe trabalha em uma vinícola”, diz. “É legal, porque você pode provar qualquer tipo de uva e saber qual o melhor para a sua saúde”, declara Bruno Deon, de 9 anos.
Agora, atenção: como todos os sucos de frutas, o de uva tem muitas calorias. Um copo seria o equivalente a um pãozinho francês. Para um adulto, o melhor é consultar um nutricionista ou um médico para saber a dose diária ideal. Afinal, não são só as crianças que tem o que aprender.
 

Comentários