Calma, tudo coopera para o nosso bem!





E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28


E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Lucas 18:7

A Paz do Senhor turma abençoada e abençoadora!

Venho falando há algum tempo aqui sobre perseguição 
, e outras coisas que tantas vezes abalam a nossa fé. Por vezes perseguições, por vezes algo que pedimos que ainda não tenhamos, por vezes uma resposta que não vem, por vezes uma resposta que vem e não como esperávamos que viesse.
Hoje ouvi algo que mexeu comigo, se não estamos esperando é por que perdemos a fé, é simples e ao mesmo tempo me levou a refletir tanto. Se as coisas não estão exatamente como a gente quer e nos desesperamos por isso, perdemos a fé. Paramos de crer que todas as coisas realmente cooperam pro nosso bem!
Esse é um dos versículos que mais gosto e mais cito, sempre. Mesmo que esteja tudo errado, mesmo que não vejamos uma saída, mesmo que tudo esteja “escuro” de forma a quase entregarmos os pontos, é tão bom pensar que tudo vai dar certo no final, tudo vai cooperar pro nosso bem.
   se você não passou na faculdade ou se não passou onde queria, se seu líder não acreditou no que você disse,  se seus pais estão em “pé de guerra”, se você tem visto acontecer coisas que não deveriam estar acontecendo com você ou com qualquer outra pessoa, ou ate mesmo com o mundo, acalme-se tudo coopera pro seu bem, se você de verdade ama e espera em Deus.
Digo sempre que somos chamados a pensar, não devemos ser ignorantes, de forma alguma. Devemos ser pessoas que perguntam, que indagam mesmo, que procuram respostas pra tudo, mas uma hora, vamos ficar sem elas, cedo ou tarde essa hora chega. Podemos dominar certos assuntos, sermos firmes na fé, darmos conselhos para as pessoas e sermos referenciais em tantas áreas, lideres, ministros na casa de Deus, pastores, não importa, uma hora vamos ficar sem respostas, e é aí que entra a fé, a certeza do que não vemos, do que não sabemos, do que não entendemos, certeza do que? De que tudo, de alguma forma, coopera pro nosso bem. É promessa de Deus, esta no livro onde estão contidas as únicas verdades absolutas desse mundo, a Bíblia sagrada.
Não por acaso escrevo esse texto agora, tenho aconselhado muita gente com problemas que, eu mesmo vejo quase sem solução (não digo totalmente sem, por que creio num Deus que tudo pode, aleluia), eu mesmo tenho passado por lutas e pensado será que saio dessa? Será que agora eu aguento? Às vezes parece que as coisas se “afunilam”, como se ficássemos pressionados a tal ponto de literalmente quase explodir com tudo isso, mas calma, tudo coopera pro nosso bem!
Se quando você começou a crer em Jesus Cristo te disseram que ia ser tudo perfeito, lamento ienganaram você. Se te disseram que todo mundo dentro da “igreja” ia ser amigo fiel, conselheiro, incorruptível e referencial, desculpa , mentiram. Se te ensinaram que era só “profetizar” que Deus já ia entender como uma encomenda e mandar os anjos te entregarem no outro dia, ops, não é tão simples assim. Calma. Tudo coopera pro nosso bem.
Parece um “jargão gospel” mas: Deus tem mesmo um propósito pra tudo, e tudo é tudo. Sofreu um acidente, pegou dengue, não passou, não conseguiu, o cara desistiu de você, a menina gosta de outra pessoa, foi demitido, foi humilhado, mentiram a seu respeito, “a coisa ta feia”, calma, você já sabe: TUDO coopera pro nosso bem.
A cada provação vamos crescer um pouco mais, se estamos firmes com Deus, não vamos estar onde queremos, mas onde Ele quer, não vamos ter o que ou quem queremos, vai ser como Ele deseja. Amados, se temos absolutamente tudo do jeito que NÓS planejamos, precisamos tomar cuidado, por que estamos conseguindo com nosso braço, do nosso jeito, o nosso sonho, e não os sonhos de Deus.
"Há algumas virtudes suas que jamais seriam descobertas se não fossem as provações pelas quais você passa." (C. H. Spurgeon).
Se Deus esta no comando de nossas vidas, por mais desesperadora que pareça nossa situação, fiquemos calmos, em paz, por que o Deus todo poderoso que criou o céu e a terra, cujos ventos e mares param com sua ordem, cujos corações e situações são mudados conforme Sua vontade, esta pessoalmente cuidando de tudo, e tudo, tudo mesmo, vai cooperar pro nosso bem, é promessa Dele, e Ele não mente jamais.

Nele, no qual devem estar depositadas todas as nossas esperanças,

Vinicius Aguiar

Comentários