PROSPERIDADE X SEMEADURA.





 Base: 2Co 9:10 "Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça".
Introdução: Você pode fazer sua vida dar certo quando tudo parece errado. Ao começar a semear na obra de Deus, liberando sua fé, Deus lhe põe num processo de multiplicação. O dízimo é uma prova de fé com Deus. Não dê o dízimo, não semeie por medo de Deus, ou por obrigação. Antes, tenha o perfeito entendimento sobre este assunto no seu coração, e veja como isto pode mudar a sua vida. Espere sempre mais de Deus!
1. A Prosperidade é importante: Você tem que ter o coração curado das más experiências do passado.
a) - Ponha seu coração em linha com a Palavra de Deus.
b) - Tenha a mente e as atitudes mudadas.

2. Etapas de prosperidade: Provisão, Multiplicação.
a) - Você é chamado a prosperar.
b) - Você merece o melhor (não diga que não merece).
c) - Deus quer o melhor para você.

3. A igreja de hoje não dá um bom testemunho.
1Tm 6:9-10: "Ora, os que querem ficar ricos, caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores."
a) - Quanto mais pobre, mais santo, mais agradável a Deus (Má confissão).
b) - Dinheiro não é do diabo, é de Deus (não devemos amar o dinheiro).
c) - Eu creio em prosperidade. Deus quer a sua prosperidade.

4. Para alguém colher, tem que semear.
2Co 8:1"Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia;"
- Semear é a parte da Graça de Deus.
  
2Co 8:2: "porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade."

- Profunda pobreza superabundou em riqueza (não espere ter muito para dar. É do pouco que se começa).
    
1Sm 2:6- 8:  "O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e subir.O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.Levanta o pobre o pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo"

- Deus não tem limites: Levanta o pobre do pó...

5. Você não dá para receber, mas dá por amor. O que semeia, recebe.
2Co 8:3 "Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários,"
- Acima de suas posses.
2Co 8:4"pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos."

- Pedidos para participarem.
    
2Co 8:5:  "E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;"

- Deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor.

Ml 1:14: "Pois maldito seja o enganador, que, tendo um animal sadio no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor um defeituoso; porque eu sou grande Rei, diz o Senhor dos Exércitos, o meu nome é terrível entre as nações."
- Não tente enganar a Deus; não dê nada que não seja a sua primícia.

6. Dinheiro é "Semente". Não semeie onde há divisão ou maldição, mas onde você recebe alimento.
2Co 8:6"o que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós."

- Complete esta graça em vós.

7. Enquanto você não for fiel nos dízimos, seus bens e salários estão colocados à disposição do cortador, migrador, devorador e destruidor. Não se iluda: Eles agem com rapidez e violência.

1Tm 6:9-10"Ora, os que querem ficar ricos, caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores."

8. Deus não empresta o dízimo para ninguém.
Ml 3:6: Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos."

- Deixar de dizimar por um período.
- A infidelidade entrega o patrimônio a Satanás.
    
9. Os grandes homens da bíblia foram dizimistas.
Gn 14:20 "e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abraão o dízimo."
- Abraão.
    
Gn 28:22"e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo."
 - Jacó.

Gn 26:12-13"Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo;"
- Isaque.
- Davi: deu todo o seu ouro.
- Salomão: deu todo o seu ouro.
- Barnabé: deu todo o dinheiro para os apóstolos.

10. Semear é da graça, e não da lei.
2Co 8:7- Superabundância: na fé, na Palavra, na sabedoria, no amor e nesta graça de Deus.
     "Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça."
2Co 8:9-15; "pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta."

- Para que fosseis ricos.
   
Gn 14:10-24 : "Ora, o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; os reis de Sodoma e de Gomorra fugiram; alguns caíram neles, e os restantes fugiram para um monte.Tomaram, pois, todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento e se foram.Apossaram-se também de Ló, filho do irmão de Abrão, que morava em Sodoma, e dos seus bens e partiram.
Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; este habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol e de Aner, os quais eram aliados de Abrão.Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes,nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã.E, repartidos contra eles de noite, ele e os seus homens, feriu-os e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo.Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei.
Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo;abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra;e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo. Então, disse o rei de Sodoma a Abrão: Dá-me as pessoas, e os bens ficarão contigo. Mas Abrão lhe respondeu: Levanto a mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o que possui os céus e a terra,e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão nada quero para mim, senão o que os rapazes comeram e a parte que toca aos homens Aner, Escol e Manre, que foram comigo; estes que tomem o seu quinhão."

Hb 7:1-10"Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz;sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente.Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos. Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão;entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas.Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.
Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão.
 Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste."


Hb 7: 15-16,23-24:"E isto é ainda muito mais evidente, quando, à semelhança de Melquisedeque, se levanta outro sacerdote,constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel.
Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável."

Rm 4:9-10: "Vem, pois, esta bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos? Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça. Como, pois, lhe foi atribuída? Estando ele já circuncidado ou ainda incircunciso? Não no regime da circuncisão, e sim quando incircunciso."

11. Aceite a prosperidade como direito divino. Você nasceu para conquistar.
Ef 3:20: "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,"  
 - Os caminhos de Deus fogem à nossa compreensão.
    
Ec 2:24-26: "Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus, Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento."

 - O pecador ajunta para dar ao que agrada a Deus.
    

12. Deus devolverá tudo o que o diabo lhe tomou.
Jl 2:23-27:  "Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia.
As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo.Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros.Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado.Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado."

 - Jamais será envergonhado.
    
Palavra Final: Um constante dizimar e ofertar garante ao filho de Deus prosperidade plena, e uma colheita que não se interrompe, pelo contrário, é multiplicada cada vez mais. Seja inteligente. Viva esta bênção. Libere sua fé plantando sementes. Deus faz todas as coisas baseado no semear, pois assim crescerão os frutos da sua justiça. Espere muito mais de Deus. Não adie sua decisão expondo seus patrimônios, bens e salários nas mãos do devorador. Hoje mesmo Deus lhe convida a saborear os frutos da vitória financeira. Suas videiras estarão sempre com frutos, e protegidos por Deus. 

Comentários

  1. Tremendo, realmente o Senhor Deus não nos quer pobres e miseráveis, pois é nessa vida terrena que temos que pagar contas e investir no reino de Deus na propagação do evangelho e pra tudo isso precisamos de dinheiro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA.